Tradições

"Na sociedade, actualmente, história, ficção e realidade ora se afastam ora se aproximam confusamente."
António Ramires (Pároco de Campelos entre 2003 e 2006) in Memória e História da Paróquia de Campelos, da autoria de José Damas Antunes

Círio ao Senhor Jesus do Carvalhal

O Círio de Campelos ao Senhor do Carvalhal, iniciou-se em 1856 após o segundo surto de cólera resultado de uma promessa feita pelo povo de Campelos que sobreviveu à trágica e agressiva doença que se espalhou em Portugal no século XIX. Este hábito foi passando de geração em geração chegando até aos dias de hoje. Mas só com o Padre José Paula se inicou o hábito de levar um Círio (vela) nesta romaria, devido ao apelo do Pároco do Carvalhal que chamou a atenção para o facto de ter sido o Círio a dar o nome à Romaria.

No Círio de Campelos há sempre uma criança que se veste de anjinho e canta a Loa, na partida e na chegada de Campelos e na chegada e na partida do Santuário. A Loa de Campelos é a seguinte:

Para além do Anjinho, participa também no Círio o juiz da festa que transporta consigo a bandeira em honra do Senhor dos Aflitos. Este pendão passa de mão em mão todos os anos. No final de cada Círio é nomeado um novo juiz, que no ano seguinte transportará consigo a bandeira. Para além do juiz, participa também o guião do Senhor dos Aflitos que é levado pelo juiz do ano seguinte. A Romaria festeja-se no 1º Domingo de Outubro. Na Cabeça Gorda o Círio realiza no 2ª Domingo de Outubro.

Manifestações populares durante a Quaresma

Serrança das Velhas

A Serração da Velha, ou Serração das Velhas é uma manifestação popular muito antiga neste lugar, ocorre na noite da 3ª Quarta Feira da Quaresma, percorrendo a localidade, indo à porta da família que foi avó pela primeira vez, desde a serração do ano anterior. Em Campelos esta tradição parou durante alguns anos, mas foi retomada, há cerca de 20 anos, pelos dirigentes da ASOCA – Associação de Solidariedades Social e de Socorros de Campelos, em colaboração com outras pessoas da comunidade, que ano a ano fazem o levantamento dos nascimentos que vão ocorrendo e anotando quem é avô pela primeira vez. À porta dos novos avós, que recentemente entraram no rol dos velhos, cantam em choradeira, fazem o testamento, distribuindo os bens da família, tudo em grande algazarra, com sons imitando o serrote a cortar madeira e outras sonoridades ruidosas, de modo a acordar os da casa, que teoricamente não sabem desta visita surpresa, e na verdade são poucos os que sabem previamente, pois tudo é combinado em sigilo. Mas há sempre alguém que sabe, ficando reservado para o final da ronda, que termina tarde, e este último a ser visitado prepara uma mesa com comes e bebes, para reconfortar o esforço da cantoria, e da caminhada.

Comadres e Compadres

Tradição antiga em que no início da Quaresma um rapaz abordava uma rapariga para ser sua comadre, por vezes já com o intuito de a partir dai iniciar namoro com esta, entre os dois havia um “contrato”: “Contratar, contratar, mandar rezar 3 vezes ao dia, Pai Nosso, Avé Maria”. Com o acordo aceite passava a haver uma disputa entre eles, durante a quaresma ambos tentavam conseguir ser o primeiro a ver o outro e dizer “reza”. No fim da Quaresma, na Quinta Feira Santa o rapaz dava à rapariga amêndoas, e esta dava ao rapaz um folar com ovo. Nos últimos anos faziam-se listas de Comadres e Compadres, por sorteio com os nomes dos jovens solteiros, em idade de namorar. A listagem era realizada, por um grupo de jovens, no início da Quaresma e afixada em local público onde ao Compadre (rapaz) correspondia uma Comadre (rapariga), e modo de actuar era similar. Alguns casamentos tiveram origem nestes “contratos” Esta tradição caiu em desuso, e já não se realiza há uns 25/30 anos.

Festa Anual

No 1º Domingo de Outubro é realizado o Círio. E durante 5 dias apanhando este Domingo realiza-se a festa anual em honra do Senhor Jesus dos Aflitos, com Missa de Festa e Procissão no Sábado antes do Círio.

Mercado Anual

No dia 25 de Julho realiza-se todos os anos o mercado anual de Campelos em honra de S. Tiago. Para além deste mercado, realiza-se sempre aos primeiros domingos de cada mês.

Textos adaptado do livro “Memória e História da Paróquia de Campelos” e do blogue "terras Campelo", ambos da autoria de José Damas Antunes.

Livro à venda na Paróquia de Campelos